Nesta última semana, especificamente no dia 19/07, ocorreu o Fórum Open Data & Smart Cities na Campus Party Recife e contou com a participação dos professores Vinicius Garcia e Kiev Gama, membros do grupo ASSERT.

O prof. Kiev foi o mediador do fórum enquanto o professor Vinicius estava responsável por tratar dos aspectos tecnológicos viabilizadores, ou não, das soluções e desafios para tratar do tema do fórum.

Maiores informações:

Fórum “Open Data & Smart Cities”

Descrição: Dados abertos, ou “open data”, significam que certos dados devem estar publicamente disponíveis para uso comum, sem restrições ou mecanismos de controle. Com a lei de acesso à informação, a disponibilização de dados se tornou obrigatória no Brasil. Entretanto, essa novidade traz uma séria de perguntas importantes: que dados realmente interessam aos cidadãos? Como disponibilizá-los e armazená-los? O que poderíamos fazer com eles e, principalmente, como eles podem tornar a cidade mais inteligente?

Palestrantes:

Verlaynne Rocha: Administradora de empresas, Pós-graduada em Comércio e Marketing Internacional, Mestre e Doutoranda em Internacionalização de Empresas. Experiência profissional no Brasil, Europa e EUA. Professora universitária. Consultora e gestora regional do Fundo Criatec no Estado do Ceará (fundo de investimento de Capital Semente, iniciativa do BNDES com co-investimento do BNB, para fomentar a geração de “startups” de base tecnológica no Brasil).

Vinicius Garcia: Professor de Engenharia de Software do Centro de Informática (UFPE), evangelizador de reúso de software, entusiasta da computação em nuvem, empreendedor por formação, inovador por DNA e semeador (provocador?) de conhecimento por paixão.

Pierre Lucena: Professor do curso de administração do CCSA-UFPE e editor do blog Acerto de Contas

Kiev Gama (mediador): Atuou alguns anos no mercado de Tecnologia da Informação brasileiro, posteriormente ingressando na carreira acadêmica. Obteve o doutorado em Ciência da Computação pela Université de Grenoble, França (2011), e atualmente é professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE).