Nesta sexta-feira, dia 19/10/2012 teremos de volta as apresentações dos trabalhos em andamento do grupo, mostrando os avanços obtidos ao longo do semestre, os impedimentos e problemas, riscos e maneira de mitigá-los e, claro, os próximos passos.

É uma ótima oportunidade para ver pontos em comum, ou melhor, de convergência de interesses e mais ainda, oportunidades de trabalhos em parceria!

Desta forma, convidamos a todos os interessados para aparecerem na sala A014 do Centro de Informática (UFPE) para assistir às seguintes apresentações, que tem como tema principal o artigo The Emerging Web of Social Machines:

15:00, Kellyton Brito, “A framework to redefine the meaning of “Social”, online, once and for all

A ideia principal deste projeto de pesquisa é que qualquer um e qualquer coisa na atual Web pode ser representado por uma Máquina Social (do inglês, Social Machine). Seja uma pessoa, uma empresa, um dispositivo, um sensor…

Neste contexto, estas entidades devem possuir toda informação necessária para poder consumir e prover comportamentos, que pode/devem ser manipulados por meio do que hoje vemos como serviços (destas Máquinas Sociais).

Estes serviços podem ser acessados, ou consumidos, e manipulados por outras Máquinas Sociais (e seus serviços/comportamentos). Desta forma, temos uma relação entre estas entidades que deve ser composta dentro de um conjunto de regras (Entidades vs Serviços vs Regras/Leis).

16:00, Lenin Otero, “Uma Arquitetura para a Auto-Implantação de Máquinas Sociais

O processo de implantação de software é uma das fases mais importantes do processo de desenvolvimento do software. Esta processo consiste na alocação do software no ambiente de execução, onde muitas atividades estão envolvidas nesta fase, tais como: configuração, instalação, ativação, desativação, atualização de reconfiguração, e desinstalação. Este processo está propenso a erros devido à quantidade de atividades que devem ser executadas. Neste trabalho procura-se resolver problemas de implantação em ambientes Cloud, tais como: quantidade de parâmetros a serem definidos, ambientes heterogêneos e portabilidade (que se refere à implantação em múltiplos provedores de Cloud de forma simplificada, sem ter que executar procedimentos manuais e complexos). Para isto, este trabalho visa propor uma solução para facilitar o processo de implantação em múltiplas infraestruturas Clouds de forma transparente para o desenvolvedor e/ou usuário e sem precisar que estes tenham muito conhecimento de tecnologias específicas de diversos provedores.