Foi anunciado no dia 26 de Março de 2018 o lançamento do Kubernetes 1.10, apenas algumas semanas desde sua graduação da incubação da CNCF. Como membro fundador da CNCF e um dos principais autores do Kubernetes, o Google continua a ser o maior contribuidor do projeto, bem como revisor de contribuições e mentor para membros da comunidade.

Esta nova versão estabiliza os recursos em três áreas principais, incluindo armazenamento, segurança e rede. Como novidades interessantes nesta versão podemos citar a introdução de provedores de credenciais kubectl externos (alfa), a capacidade de alternar o serviço DNS para CoreDNS no tempo de instalação (beta) e a transformação da Container Storage Interface (CSI) e volumes locais persistentes para beta.

Container storage plugins

Esta é uma versão impactante para o [Storage Special Interest Group (SIG)(https://github.com/kubernetes/community/tree/master/sig-storage), marcando o ponto culminante de seu trabalho em vários recursos. A implementação Kubernetes da Container Storage Interface (CSI) passa para beta nesta versão: instalar novos plug-ins de volume agora é tão fácil quanto implantar um pod. Isso, por sua vez, permite que provedores de armazenamento terceirizados desenvolvam suas soluções independentemente do código do Kubernetes. Isso colabora de maneira fundamental para a extensibilidade no ecossistema do Kubernetes.

O gerenciamento de armazenamento local durável (não compartilhado) também progrediu para beta nesta versão, tornando o armazenamento anexado localmente (não conectado à rede) disponível como uma fonte de volume persistente. Isso significa um maior desempenho e menor custo para sistemas de arquivos distribuídos e bancos de dados.

Saad Ali (presidente da SIG-Storage) é um dos principais autores da especificação CSI e da implementação da especificação pelo Kubernetes. “O Kubernetes fornece um poderoso sistema de plugins de volume que facilita o consumo de diferentes tipos de armazenamento em block e file”, explica ele (em tradução livre). “No entanto, adicionar suporte a novos plugins de volume foi um desafio. Com a adoção da Container Storage Interface, a camada de volume do Kubernetes está se tornando verdadeiramente extensível. “Usuários Kubernetes podem agora escrever e implementar plugins expondo novos sistemas de armazenamento na plataforma sem precisar tocar no código dela. Em última análise, isso dará aos usuários do Kubernetes e do Kubernetes Engine mais opções para armazenamento” (em tradução livre).

Esta versão também inclui muitas atualizações para Volumes Persistentes. Agora, o Kubernetes pode impedir automaticamente a exclusão de Persistent Volume Claims que estão sendo usadas por um pod (beta) e impedir a exclusão de um Volume Persistente que esteja vinculado a uma Persistent Volume Claim (beta). Essas evoluções ajudam a garantir que os objetos da API de armazenamento sejam excluídos na ordem correta.

Security - External credential providers (alpha)

O Kubernetes, que já é altamente extensível, ganha outro ponto de extensão na versão 1.10 com provedores de credenciais kubectl externos (alfa). Os provedores de nuvem, fornecedores e desenvolvedores agora podem liberar plugins para lidar com autenticação de serviços IAM de provedores de nuvem específicos ou que se integram a sistemas de autenticação internos, como o Active Directory. Essa característica complementa o Cloud Controller Manager adicionado na versão 1.9.

Networking - CoreDNS as a DNS provider (beta)

A capacidade de alternar o serviço DNS para o CoreDNS no momento da instalação está agora na versão beta. O CoreDNS tem menos partes móveis: é um único executável e um único processo e suporta casos de uso adicionais.

Cada Grupo de Interesse Especial (Special Interest Group, SIG) dentro da comunidade continua a fornecer os aprimoramentos, correções e funcionalidades mais solicitados para suas respectivas áreas de especialidade. Para uma lista completa de inclusões pela SIG, maiores informações no release notes.

Availability

O Kubernetes 1.10 está disponível para download no GitHub. Para começar a entender e usar o Kubernetes, recomendo estes tutoriais interativos.

Destaques

De acordo com uma pesquisa recente da CNCF, mais de 49% dos entrevistados na Ásia usam o Kubernetes em produção, com outros 49% avaliando-o para uso em produção. Organizações globais estão usando o Kubernetes em produção em escala maciça. Histórias de usuários recentemente publicadas da comunidade incluem:

Mais informações nos artigos “Kubernetes 1.10: an insider take on what’s new” e “Kubernetes 1.10: Stabilizing Storage, Security, and Networking”.

Artigo originalmente publicado em Kubernetes 1.10: Estabilizando armazenamento, segurança e rede :: viniciusgarcia.me