Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.324

  • Aluno: Dhiego Abrantes de Oliveira Martins
  • Orientador: Prof. Vinicius Cardoso Garcia
  • Co-orientador: Prof Uirá Kulesza (DIMAP/UFRN)
  • Título: DYMOS: Uma abordagem para suporte a variabilidades dinâmicas em Linhas de Produto de Software Orientado a Serviços e Sensível ao Contexto
  • Data: 30/08/2013
  • Hora/Local: 13h – Sala D226

Banca Examinadora:

  • Prof. Kiev Santos da Gama  (UFPE / CIn)
  • Profa. Rossana Maria de Castro Andrade (UFC / Departamento de Computação)
  • Prof. Vinicius Cardoso Garcia  (UFPE / CIn)

RESUMO:

É notório o surgimento de ambientes cada vez mais dinâmicos, exigindo sistemas mais flexíveis, de forma que componentes possam ser plugados ou desplugados durante o seu ciclo de vida, inclusive em tempo de execução. Para atender estes requisitos, é necessário que decisões sobre possíveis adaptações e variações do produto possam ser tomadas em tempo de execução. Sistemas Sensíveis ao Contexto (SSC’s) atendem a esse propósito, sendo capazes de adaptar-se em tempo de execução de acordo com mudanças no ambiente, obedecendo um conjunto de regras.

Quando técnicas de Linha de Produto de Software (LPS) são aplicadas no desenvolvimento de sistemas adaptativos, tais decisões podem resultar na configuração de um novo produto. Em uma LPS tradicional, um produto é derivado de acordo com sua configuração, que ocorre na fase de design e consiste na seleção de features que irão compor o produto, remoção das features que não farão parte do produto e ligação dos pontos de variação.

Linhas de Produto de Software Dinâmicas (LPSD’s) extendem o conceito convencional de Linhas de Produto de Software abordando aspectos dinâmicos, provendo uma abordagem para tratar variabilidades que precisam ser manipuladas em tempo de execução.

Quando alinhamos paradígmas como Sistemas Sensíveis ao Contexto, Arquitetura Orientada a Serviços (AOS) e LPS, podemos enfrentar alguns desafios. O sistema derivado de uma LPS é composto por features e pontos de variação. Considerando que o modelo de AOS segue o padrão arquitetural Cliente-Servidor, podemos ter um cenário em que as features que compõem o produto no lado cliente podem endereçar uma composição de serviços. Dessa forma, os pontos de variação podem sofrer variabilidades de acordo com mudanças no contexto, exigindo a execução de reconfigurações nos serviços de modo a atender tais variabilidades. As abordagens propostas atualmente não oferecem um suporte para esse tipo de problema ou são inscipiente, estando em fases iniciais de pesquisa.

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre variabilidades dinâmicas em Linha de Produto de Software Orientado a Serviços e Sensível ao Contexto, investigando especificamente situações quando features que endereçam um ou mais serviços são reconfiguradas, requerendo reconfigurações no lado servidor.

Palavras-chave: sistemas adaptativos, arquitetura orientada a serviços, linhas de produto de software dinâmicas, reconfiguração dinâmica, variabilidade dinâmica