image

Durante o período de 13 a 17 de Maio de 2013, dois pesquisadores do AssertLab, Leandro M. Nascimento e Vanilson A. A. Buregio, estiveram presentes numa das maiores e mais relevantes conferências sobre o tema “Internet” de uma forma geral: a WWW (World Wide Web) Conference, edição 2013, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

A conferência contou com nomes de peso como Tim Berners-Lee, mundialmente conhecido com inventor da Web, e Dr. Miguel Nicolelis, responsável por projetos de pesquisa ligados à computação realizada pelo cérebro humano. A conferência contou com a participação de mais de 800 pessoas, com diversas sessões separadas por tema e workshops envolvendo pesquisadores e especialistas de várias partes do mundo.

Nos dois primeiros dias, 13 e 14, a conferência foi composta por workshops envolvendo temas diversos. Um dos workshops intitulado “Social Machines (SOCM)” contou com a participação de Vanilson Buregio, membro do AssertLab e pesquisador da UFPE, que teve sua publicação abrindo a sessão e gerando discussões interessantes. Mais detalhes sobre o SOCM Workshops serão mostrados em outro post, detalhado pelo próprio Vanilson.

Nos três dias consecutivos, 15 a 17, o evento iniciou-se com as palestras de Keynote Speakers seguindo-se das sessões de pesquisa. No dia 15, a primeira palestra do professor da Universidade Carnegie Mellon e empreendedor Luis Von Ahn abordou a questão do empreendedorismo de forma bastante simples. Von Ahn é o criador do projeto Captcha e CEO da duolingo e apresentou em detalhes este último projeto. O professor compartilhou com todos suas experiências empreendedoras e como ideias simples podem se tornar poderosas ferramentas na atual mundo conectado. Em seguida, Von Ahn sentou em uma sessão privada de perguntas direcionada para empreendedores. Dentre diversas perguntas e respostas, uma bastante curiosa dizia: “Qual o segredo para descobrir projetos que vão dar certo?” e a resposta do professor seguiu o seguinte raciocínio “Olhe para o mercado americano, se algo estiver funcionando lá e ninguém ainda trouxe para seu país/região, então copie-o. As chances de dar certo são grande uma vez que deram certo nos EUA”. No mesmo dia, uma sessão de perguntas e respostas foi realizada entre Tim Berners-Lee e os estudantes.

No dia seguinte, Miguel Nicolelis abriu o evento como Keynote Speaker numa palestra intitulada “Computing with Brain Circuits”. A palestra mostrou toda a saga do pesquisador brasileiro, residente na Carolina do Norte, EUA e professor da Duke Universisty, responsável por diversos projetos de pesquisas que envolvem a computação com o cérebro. Muitos resultados da sua pesquisa mostram uma forma de predizer os pensamentos de primatas ou mover braços mecânicos apenas com a força do pensamento. Um de seus projetos mais audaciosos está relacionado com a Copa de 2014 e irá tentar fazer com que um ser humano que perdeu os movimentos das pernas consiga controlar um exoesqueleto para chutar realizar o primeiro chute da competição apenas com a força do pensamento.

No último dia da conferência, o professor Jon Kleinberg da Cornell University apresentou uma palestra intitulada “Computational Perspectives on Social Phenomena in On-Line Networks”. A apresentação retratou o crescente fenômeno de acúmulo de dados sobre o comportamento coletivo e interações sociais de milhões de pessoas através das redes sociais. A análise desses dados oferece insights sobre questões fundamentais das ciências sociais envolvendo as interações dinâmicas entre indivíduos.

Um dos pontos interessantes a se ressaltar no evento como todo foi sua organização. Os locais e horários das sessões foram organizados de tal forma que, durante os intervalos do café, as pessoas se encontravam num hall central, com vários stands de grandes organizações, como Google, Microsoft, Facebook, Red Hat, Globo.com, entre outras. Cada stand exibia as questões relevantes de pesquisa que vinham sendo tocadas em cada empresa e permitiam a interação dos participantes com os pesquisadores diretamente.

A WWW2013 foi um evento único de grande porte que contou com a presença do AssertLab e trouxe muitos contatos para parcerias futuras.