Três trabalhos foram aprovados no IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI’2013).

O primeiro foi o “Br-SCMM: Modelo Brasileiro de Maturidade para Cidades Inteligentes” de autoria de Ricardo Alexandre Afonso, Welington Manoel da Silva, Gustavo Henrique Rodrigues Pinto Tomas, Alexandre Alvaro e Vinicius Cardoso Garcia.

Resumo do artigo: As Cidades Inteligentes estão emergindo frente às necessidades da nova sociedade da tecnologia e informação que surgiu neste século. Atualmente não existe um modelo de maturidade que possa medir o quão inteligente uma sociedade pode ser com base em indicadores sociais ou tecnológicos. Criar um  modelo de maturidade pressupõe levantar requisitos, analisá-los e definir quais serão transformados em indicadores. Este trabalho visa apresentar o nível inicial de um Modelo de maturidade aplicado às cidades inteligentes.

Esse artigo é resultante dos estudos conduzidos por Ricardo Afonso no seu Doutorado e de Welington Silva e Gustavo Tomas nos seus respectivos Mestrados.

O segundo trabalho é o “Desenvolvendo aplicativos peer-to-peer (p2p) no contexto de data storage para ambientes de Cloud Computing”, que é um minicurso de autoria de Anderson Fonseca e Silva, Marco Andre Santos Machado, Paulo Fernando Almeida Soares,  Vinicius Cardoso Garcia, Rodrigo Elia Assad, Thiago Pereira de Brito Vieira, Thiago Jamir e Silva e Frederico Araújo Durão.

Resumo do minicurso: O objetivo deste minicurso é abordar de forma teórica, o conceito da computação em nuvens (características, modelos de implantação, serviços), em conjunto com as tecnologias relacionadas às redes peer-to-peer (características, arquitetura e funcionamento), exemplificando sua aplicabilidade à abordagem p2p-storage cloud no contexto de STaS (Storage a Service) e DaaS (Data as Service). O curso apresentará tecnologias relacionadas à construção de redes peer-to-peer, apresentando tendeˆncias e aplicações de mercado. Por fim, será apresentado um caso real de implementação de p2p-storage cloud na indústria, detalhando sua arquitetura, bem como, a resolução de requisitos não-funcionais e desafios encontrados na construção deste.

Este minicurso é resultantes dos esforços desenvolvidos por esta equipe nos projetos de pesquisa relacionados aos mestrados de Marco Andre Santos Machado, Paulo Fernando Almeida Soares, Thiago Pereira de Brito Vieira, Thiago Jamir e Silva e do doutorado de Anderson Fonseca e Silva, bem como dos projetos de P&D&I conduzidos pelo grupo.

O terceiro trabalho é o “SafeMash: Uma Plataforma como Serviço para a Composição Segura e Colaborativa de Mashups”, aprovado no VI Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (que acontece dentro do SBSI), de autoria de Carlo Marcelo Revoredo Silva e Vinicius Cardoso Garcia e é o resultado dos estudos para a construção da proposta de mestrado de Carlo Macelo Silva.

Resumo do artigo: Este artigo descreve o projeto SafeMash, uma plataforma como serviço que proporciona um ambiente para a construção segura e padronizada de Mashups. A plataforma oferece aos seus usuários recursos que promovem boas práticas, como tratamento das entradas, além de inspecionar a integridade das políticas de segurança estabelecidas pelas API de terceiros que atuam como provedores de conteúdo. Estes recursos são baseados nas abordagens de Segurança especificadas por organizações como OWASP, CSA, OpenMashup e OpenAjax Alliance.

O simpósio acontecerá no período de 22 a 24 de Maio de 2013 em João Pessoa.