Vista panorâmica Lisboa

Assim como foi divulgado no post do dia 24/10/2012 (link), o pesquisador Leandro Nascimento esteve presente na Seventh International Conference on Software Engineering Advances - ICSEA’2012 para apresentação dos dois artigos intitulados: “A Systematic Mapping Study on Domain-Specific Languages” (artigo completo aqui), de autoria do próprio Leandro Nascimento com Daniel Viana, Paulo Silveira Neto, Dhiego Martins, Vinicius Garcia e Silvio Meira e “Evaluating performance of distributed systems with MapReduce and application traffic analysis” (artigo completo aqui), de autoria de Thiago Vieira, Paulo Fernando Soares, Marco Machado, Rodrigo Assad e Vinicius Garcia.

A conferência começou no dia 18/11 com a apresentação intitulada “IBM Test Overview and Best Practices” seguida do coquetel de abertura. No dia 19/11, iniciaram-se propriamente as apresentações dos artigos aprovados na ICSEA, após apresentação do Prof. Petre Dini, membro sênior da IARIA. Oito sessões de 4 ou 5 artigos seguiam-se durante o dia inteiro em dois auditórios. Pela manhã duas sessões ocorriam em paralelo em cada auditório e à tarde mais seis sessões ocorriam, sendo duas simultaneamente em três horários distintos.

No dia 20/11, o Prof. Leandro Nascimento apresentou o seu trabalho que trazia um estudo de mapeamento sistemático sobre a área de linguagens específicas de domínio. Após mostrar brevemente como um mapeamento sistemático deve ser executado, os resultados foram explanados para a audiência e, infelizmente, poucas perguntas foram levantadas, provavelmente por ter sido uma das últimas apresentações. Uma das perguntas que surgiram diziam respeito à forma do trabalho e à quantidade de estudos levantados Já que havia um número expressivo de artigos catalogados (1440 no total), um ouvinte gostaria de saber como todo esse material tinha sido catalogado e se poderia ser disponibilizado publicamente. A resposta do Prof. Leandro foi: “Todas as referências foram gerenciadas com através de planilhas com dados alimentados a partir de arquivos BiBTeX que foram processados usando-se um script em Java. Tal material pode sim ser disponibilizado” e um e-mail de contato foi deixado para quem se interessasse.

No dia seguinte, o segundo artigo foi apresentado. Este artigo tratava de uma abordagem para avaliação de sistemas distribuídos utilizando-se MapReduce e análise de tráfego de dados da aplicação com deep packet inspection (DPI). Para tal avaliação, foram usados os dados de uma ferramenta de armazenamento em cloud _através de uma arquitetura P2P. Dois ouvintes mostraram-se interessados pelo trabalho. Uma pergunta surgiu justamente para entender melhor a diferença entre a abordagem de avaliação de desempenho em sistemas distribuídos e a ferramenta de armazenamento em _cloud.

Todas as apresentações seguiram-se até o dia 22/11. Conforme Prof. Leandro, duas apresentações chamaram sua atenção. Um artigo intitulado “Architecture Centric Tradeoff - A Decision Support Method for COTS Selection and Life Cycle Management” e a palestra intitulada “Envisioning the Next Software Development Era”, do Prof. Roy Oberhauser, Aalen University, Germany.

Além das apresentações, houve diversas oportunidades de conhecer um pouco de Lisboa e Portugal como um todo tanto no Jantar de Gala, no dia 21/11 quanto no city tour, no dia 23/11, ambos os eventos organizados pela própria conferência. A ICSEA aconteceu em paralelo com outras conferências e teve um considerável número de participantes, seguindo a tendência de centralização de algumas conferências que tratam de tópicos relacionados para serem realizadas no mesmo local e permitir maior troca de experiências entre os participantes.