Entre os dias 25 e 28 de Setembro de 2012, o pesquisador Leandro Nascimento apresentou o artigo intitulado “SMADL - The Social Machines Architecture Description Language” de sua autoria juntamente com Vinicius Garcia e Silvio Meira, na 5th International Conference on Software Language Engineering (SLE) 2012. O evento aconteceu na cidade de Dresden, Alemanha. Em paralelo e no mesmo local ocorriam os eventos GPCE (Generative Programming and Component Engineering) e FOSD (Feature-Oriented Software Development).

Technische Universität Dresden - Faculty of Computer Science

O artigo foi apresentando especificamente no Simpósio de Doutorado da SLE, o qual apresentava o seguinte formato: durante um dia inteiro, 8 sessões de apresentações aconteceram. Cada sessão era composta da apresentação do artigo propriamente dito e uma discussão realizada por um autor de outro artigo aceito para o simpósio. Desta forma, havia pelo menos uma pessoa, além do próprio autor do artigo, que tinha lido o artigo de outra pessoa e montado uma crítica seguindo um padrão estabelecido pelo Chair da sessão. Como intermediador (chair) de todos os artigos estava o Prof. Dr. Ulrich Eisenecker, um dos autores do conceituado livro “Generative Programming: Methods, Tools, and Applications”. O professor provocava perguntas sobre o trabalho de cada estudante e trazia todos da audiência para a discussão. Neste contexto, as discussões de todos os artigos foram bem ricas e fizeram com que a opinião sobre todos os trabalhos servisse como ponto de apoio para melhorias e trabalhos futuros.

Simpósio de Doutorado

Os comentários sobre o trabalho apresentado (SMADL) trouxeram à tona a seguinte pergunta: “Você acredita que seu trabalho é realmente uma linguagem de descrição arquitetural (ADL) ou uma linguagem específica de domínio (DSL) para o domínio de aplicações Web?”. A resposta para tal pergunta será melhor respondida quando criarmos um exemplo prático usando a SMADL, mas de antemão, acredita-se que temos em mãos uma ADL, pois a mesma deve descrever os sistemas Web num nível de abstração alto o suficiente para aproximar-se da arquitetura de tais sistemas. Além disso, comparações foram feitas entre os trabalhos gerando discussões entre os autores de uma forma rica e interativa.

No mais, outros artigos das conferências que aconteciam em paralelo chamaram a atenção, principalmente aqueles que tratavam diretamente das ferramentas chamadas Language Workbenches. Um exemplo foi o artigo apresentado no GPCE intitulado: “Xbase: Implementing Domain-Specific Languages for Java”. A participação no evento proporcionou uma experiência única, tanto do lado acadêmico e científico, quanto cultural, pois a cidade de Dresden apresenta uma história única que foi apresentada por um guia turístico local, agendado pela própria organização da conferência no dia 27, após as apresentações.