Nesta segunda-feira, dia 31 de Agosto de 2015 vai ocorrer a defesa de dissertação de mestrado de Helaine Barreiros, orientada pelo prof. Vinicius Garcia e com co-orientação do prof. Sérgio Soares.

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como estão sendo conduzidos e documentados os experimentos e avaliações realizados no contexto da arquitetura de software da computação em nuvem, mais especificamente falando, tratando do principal atributo de qualidade deste paradigma: a elasticidade.

Helaine realizou uma intensa pesquisa acerca dos relatórios e demais documentos publicados acerca destes experimentos, analisou seus pontos positivos, negativos, encontrou as similaridades e discrepâncias e ainda contou com a colaboração de profissionais da indústria para identificar o que seria mais relevante ou ainda o que não estava sendo avaliado ou documentado.

Seguem as informações acerca da defesa da dissertação.

Pós-Graduação em Ciência da Computação - UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.559

  • Aluno: Helaine Solange Lins Barreiros
  • Orientador: Prof. Vinicius Cardoso Garcia
  • Co-orientador: Prof. Sérgio Castelo Branco Soares
  • Título: Análise da Completude dos Relatórios de Experimentos em Elasticidade na Computaçao em Nuvem
  • Data: 31/08/2015
  • Hora/Local: 13h – Centro de Informática – Sala D224
  • Banca Examinadora:
    • Prof. Sergio Castelo Branco Soares (Cin/UFPE)
    • Prof. Fernando Antonio Mota Trinta (UFC / Departamento de Computação)
    • Prof. Vanilson Andre de Arruda Buregio (UFRPE/DEINFO
    • Prof. Vinicius Cardoso Garcia (Cin/UFPE)

RESUMO:

Contexto: A elasticidade é sem dúvida uma das características mais marcantes da computação em nuvem (CN). À medida que esta vem se tornando cada vez mais aceita como um paradigma de computação promissor na indústria, a avaliação/comparação de ofertas de serviços se torna naturalmente necessária. Estudos de avaliação possuem relação bem próxima com o método empírico de experimentação. O relato de um experimento comunica suas conclusões e achados, sendo a principal fonte de informação para se avaliar a qualidade e validade de seus resultados. Porém, estudos indicam que no contexto da CN tais relatos são incompletos, o que dificulta a avaliação da qualidade, interpretação, validade e generalização de resultados, bem como a possibilidade de replicação dos mesmos. Objetivo: Apesar de vários autores apontarem problemas relacionados à completudedos relatos de estudos empíricos na CN, até o momento nenhum estudo apresentou uma visãoholística dos problemas existentes. Como um primeiro esforço neste sentido, o objetivo desteestudo é identificar os relatos de experimentos em elasticidade na computação em nuvem,caracterizá-los e analisar suas completudes. Método: Através de um Mapeamento Sistemático da Literatura os relatos de experimentosforam identificados e caracterizados. Por meio de instrumento de avaliação, criado com baseem orientações existentes para se reportar experimentos na engenharia de software experimental,a completude destes experimentos foi avaliada. Resultado: Nenhum dos estudos mencionaram a utilização de guias ou mecanismos desuporte para conduzir, planejar ou reportar experimentos. Em um índice de completude que vaide 0 a 51 pontos o maior valor alcançado foi 34, representando a nota 6.67 em uma escala de 0 a10, sendo tal completude considerada baixa em valores quantitativos. Também foi realizada umaanálise qualitativa que revela que, ainda que reportadas, muitas das informações apresentadas pelos relatos são superficiais e dificultam a interpretação, validação, generalização e replicaçãodos resultados dos estudos.

Palavras-chave: Engenharia de Software, Computação em Nuvem, Elasticidade, Engenharia de Software Experimental, Experimentos.