No dia 07/06/2014, ocorreu no Centro de Informática da UFPE o terceiro de uma série de seminários sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos membros do ASSERT Lab.

No terceiro encontro, o Mestrando Thiago Jamir, sob orientação do professor Silvio Meira e co-orientação de Rodrigo Assad, presentou o status do seu trabalho intitulado “Desenvolvimento de uma arquitetura para um sistema de Cloud Storage”.

O trabalho apresentado, pode ser dividido em duas partes, onde na primeira é apresentado os business drivers que analisam os requisitos de negócio para cloud storage aplicada em armazenamento de arquivos, e na segunda é apresentada uma proposta de arquitetura para suprir as necessidades de negócio apresentadas. Por fim, foi mostrada a metodologia que será usada para avaliar a arquitetura proposta, validando assim o trabalho apresentado.

Após a apresentação, houve uma rica discussão envolvendo os presentes, aos quais o autor agradece a presença e as contribuições.

Em seguida, a mestranda Helaine Lins apresentou a primeira versão da sua proposta de mestrado sobre o título: Análise da Qualidade de Experimentos na Computação em Nuvem. O trabalho está sendo desenvolvido sobre a orientação do prof. Vinicius Garcia e co-orientação do prof. Sérgio Soares. O objetivo do trabalho se desdobra em três: (i) Realizar um Mapeamento Sistemático dos experimentos da Computação em Nuvem (CN); (ii) Construir um instrumento para Análise de Qualidade Metodológica destes experimentos e (iii) Avaliar e analisar a evolução da qualidade dos estudos de experimentação da CN.

Espera-se como contribuição do Mapeamento Sistemático da Literatura identificar e caracterizar os estudos de avaliação da CN, além de traçar um contexto histórico e sensibilizar a necessidade da melhoria da qualidade metodológica destes estudos. Quanto ao instrumento de avaliação da qualidade, espera-se que através deste seja possível aferir a qualidade dos estudos de avaliação tomando-se como base o empacotamento de seus resultados e recomendações feitas por guias para report deste tipo de estudo. Quanto à análise de qualidade, espera-se detalhar e analisar criticamente os elementos metodológicos destes estudos apontando os pontos fortes e fracos no empacotamento dos resultados. Além disto será realizado um paralelo da análise da qualidade dos estudos de experimentação da CN e os realizados no contexto da Engenharia de Software Empírica, que é a disciplina da Engenharia de Software que tem como objetivo suportar estudos empíricos como a experimentação controlada.

A pretensão de defesa do projeto é em fevereiro de 2015. Atualmente o trabalho encontra-se no desenvolvimento do protocolo do estudo de Mapeamento Sistemático e em seguida será realizado treinamento dos membros que participarão da realização do estudo. A proposta de trabalho também foi enviada ao IV Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft 2014) aguardando a divulgação dos resultados no dia 14 de julho de 2014. Após a apresentação foram realizadas as arguições pelos participantes do workshop, onde algumas sugestões foram apresentadas, discutidas e as alterações necessárias já estão sendo incorporadas ao projeto.