No dia de ontem nasceu oficialmente o ASSERT, um grupo de _pesquisa + desenvolvimento + inovação_focado em resolver problemas reais da engenharia de software e sistemas.

O ASSERT, acrônimo para Advanced System and Software Engineering Research Technologies Lab, já nasce grande, com um grupo comprometido com resultados práticos eintensivos em pesquisa de qualidade.

O que pretendemos com a formação deste grupo é ajudar na criação de soluções para os principais problemas que o mercado, e as empresas, de TI (inicialmente .BR) enfrentam nas novas plataformas de mercado, negócios e tecnologias.

Atualmente temos nos deparado com uma série de desafios voltados para enfrentar os LSCITS. De acordo com Ian Sommerville, LSCITS são sistemas organizacionais utilizados por um grande número, ou conjunto, de stakeholders com diferentes objetivos, visões, eventualmente culturas, e propósitos.

Como bem disse Sommerville, essa escala e complexidade significa que eles podem apresentar comportamentos e desempenho inesperado e a evolução destes sistemas normalmente é difícil, custosa e de consequências quase imprevisíveis.

No cenário atual de desenvolvimento e vivência de software (sim, vivência, todos vivemos imersos em software!) os LSCITS estão cada vez mais inseridos no dia-a-dia das pessoas comuns e não mais apenas nos grandes Centros de Tecnologia. Isso acarreta em uma série de aspectos técnico-sócio-econômicos que são fortemente influenciados por fatores humanos, sociais, organizacionais, tecnológicos, culturais e mercadológicos.

Além disso, as plataformas de atuação, negociação, interação e desenvolvimento mudou para a rede, ou usando uma buzzword, para a Nuvem! A evolução para essa nova Web (conhecida por Web 3.0) adiciona uma complexidade acidental a engenharia de software e sistemas antes nunca imaginado.

Neste contexto, e inspirados pelos desafios discutidos por Sommerville em Large-scale Complex it systems, publicado na Communications of the ACM, Volume 55, Issue 7, páginas 71-77 em Julho de 2012, iniciamos nossos trabalhos, oficialmente, levantando os 11 principais desafios da nossa primeira agenda de trabalho:

1. How can we design, develop, model and simulate the interactions between independent systems (SaaS or SaSM - Systems as Social Machines)?

2. How can we monitor coalitions or federations of [SaaS or SaSM] and what are the warning signs of problems?

3. How can [SaaS or SaSM] be designed to recover from failure?

4. How can we integrate socio-technical factors into [SaaS or SaSM] and software engineering methods?

5. To what extent can coalitions of [SaaS or SaSM] be self-managing?

6. How can we manage complex, dynamically changing [SaaS or SaSM] configurations? And intra and/or inter federations of [SaaS or SaSM]?

7. How can we support the agile engineering of coalitions or federations of [SaaS or SaSM]?

8. How should coalitions or federations of [SaaS or SaSM] be regulated and certified?

9. How can we do ‘probabilistic verification’ of [SaaS or SaSM]?

10. How should shared knowledge in a coalition federation of [SaaS or SaSM] be represented?

11. How can we prepare system and software engineers to build single, coalitions or federations of [SaaS or SaSM]?

Por SaaS estamos falando de sistemas (que eventualmente envolvem SaaS, PaaS e IaaS) para plataformas de cloud computing.

Tem interesse em responder alguma dessas perguntas?

Tem as suas próprias perguntas?

Então junte-se a nós!