Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.727

Aluno: Wilson Alves da Silva

Orientador: Prof. Vinicius Cardoso Garcia

Título: Uma Arquitetura para Orquestração da Distribuição de Água no Semiárido Brasileiro Baseada em Internet das Coisas e Computação em Nuvem

Data: 29/08/2017

Hora/Local: 10h – Centro de Informática – Sala E423

Banca Examinadora:

  • Prof. Kiev Santos da Gama (UFPE / Centro de Informática)
  • Prof. Nelio Alessandro Azevedo Cacho (UFRN / DIMAp)
  • Prof. Vinicius Cardoso Garcia(UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Na região Semiárida brasileira o regime de chuvas é caracterizado por períodos longos de estiagem com secas prolongadas, fazendo com que no ano de 2016 fossem gastos mais de um bilhão de Reais em programas de distribuição de água à população carente dessa região, dos quais cerca de 14% desse recurso foi gasto em fiscalização. A forma de fiscalização atual não contempla nenhuma maneira de mensurar a quantidade ou a qualidade da água recebida e várias notícias de fraudes publicadas pela mídia em geral indicam que essa fiscalização é um processo caro e propício a erro. O problema então é como melhorar o monitoramento e fiscalização na distribuição de água, ampliando a transparência e a eficiência de programas federais de distribuição deste recurso. Sistemas de Internet das Coisas (IoT) são capazes de transmitir informações sobre volume e qualidade da água, estas informações podem ser usadas de forma integrada com os sistemas de tomada de decisão para fins de gestão. No entanto, as limitações dos dispositivos IoT requerem uma Tecnologia como Computação em Nuvem para complementar suas aplicações, dado que a Computação em Nuvem possui capacidades praticamente ilimitadas em termos de armazenamento e processamento. Motivado pela importância do programa de distribuição de água para o Semiárido brasileiro e pela necessidade de definição de um framework para permitir a integração de soluções parciais para fiscalização destes tipos de programas, este trabalho apresenta uma arquitetura baseada em IoT e Computação em Nuvem que disponibiliza serviços para orquestrar a distribuição de água no Semiárido brasileiro. Para atingir os objetivos deste trabalho foi realizado um mapeamento das principais tecnologias empregadas em Sistemas de Gerenciamento de Recursos Hídricos que utilizam IoT e foi realizada uma análise do emprego da Tecnologia da Informação como instrumento de apoio à fiscalização do programa de distribuição de água. Apoiado nestes conhecimentos foi especificada, projetada e implementada uma arquitetura de referência. Por fim, a partir de uma avaliação pôde-se mensurar o quão a Arquitetura Proposta está apta para ser implantada em um contexto real.

Palavras-chave: Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Engenharia de Software Baseada em Evidência, Segurança, Arquitetura de Software, Distribuição de Água, Seca.