Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.359

Aluno: Gustavo Henrique Rodrigues Pinto Tomas

Orientador: Prof. Vinicius Cardoso Garcia

Co-Orientador: Prof. Alexandre Alvaro (DC / UFSCar/Sorocaba)

Título: Uma arquitetura para Cidades Inteligentes Baseada na Internet das Coisas

Data: 26/02/2014

Hora/Local: 10h – Centro de Informática – Sala D222

Banca Examinadora:

  • Prof. Kiev Santos da Gama (UFPE / CIn)
  • Prof. Gibeon Soares de Aquino Junior (UFRN / DIMAp)
  • Prof. Vinicius Cardoso Garcia(UFPE / CIn)

RESUMO:

De acordo com relatório divulgado pela UNESCO, por volta de 1950, 30% da população mundial vivia em áreas urbanas e em 2010 esta porcentagem subiu para 50%. Estima-se que em 2050 a porcentagem de pessoas vivendo nos grandes centros urbanos será de 70%. No cenário nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho de 2012 o Brasil chegou a 193.946.886 habitantes, que representa um aumento de aproximadamente 1,65% em relação ao ano de 2010.

Este desenfreado crescimento populacional, além de demais fatores como má governança, ocasiona e/ou intensifica diversos problemas urbanos. Para exemplificar este fato, podem-se citar os grandes problemas que as cidades brasileiras enfrentam nas áreas de transporte, saúde e educação, evidenciados, rotineiramente, pela mídia em geral.

Neste contexto, o conceito de Cidade Inteligente (CS) visa mitigar estes problemas a fim de aumentar a qualidade de vida dos cidadãos. Para tal, uma importante ferramenta para a implementação de uma CS é a Internet das Coisas (IoT), na qual diversos objetos são combinados para atingir um objetivo em comum, como, fornecer informações do fluxo de veículos de uma cidade.

Porém, para que este cenário seja de fato consolidado, necessita-se de uma arquitetura de software capaz de integrar e combinar as diferentes tecnologias e dados que compõem os serviços urbanos. Na literatura podem-se encontrar várias arquiteturas para CS, inclusive com apoio de grandes empresas. Porém, estas arquiteturas visam atender apenas um determinado serviço urbano com uma aplicação específica, o que não caracteriza de fato uma implementação de CS.

Motivado por estes desafios, esta dissertação apresenta a especificação, o projeto e a avaliação de uma arquitetura para CS que permite a integração com IoT, baseado no conjunto de requisitos extraídos das soluções existentes. Adicionalmente, são discutidos os resultados obtidos, os problemas encontrados, e as direções futuras para pesquisa e o desenvolvimento.

Palavras-chave: Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Arquitetura de Software.