Com prazer informamos que o artigo “Um Modelo de Recomendação de Arquivos Para Sistemas de Armazenamento em Nuvem”, de autoria de Ricardo Batista Rodrigues, Carlo Marcelo R. S., Frederico A. Durão, Rodrigo E. Assad, Vinicius C. Garcia e Silvio Meira foi aceito para publicação na trilha principal e o artigo “SmartCluster: Utilizando Dados Públicos para Agrupar Cidades Inteligentes por Domínios” de autoria de Ricardo Alexandre Afonso, Alexandre Alvaro, Clovis Nascimento e Vinicius Cardoso Garcia foi aceito para publicação da Trilha de Sistemas de Governo Eletrônico (SIG), ambos no XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI’2015).

Seguem os resumos dos artigos.

Um Modelo de Recomendação de Arquivos Para Sistemas de Armazenamento em Nuvem:

O desenvolvimento tecnológico vivenciado nos últimos anos proporcionou o crescimento do universo digital de forma exponencial, e parte desse universo digital encontra-se armazenado em sistemas de armazenamento em nuvem. A cada dia surgem mais destes sistemas, que oferecem o armazenamento de dados de forma distribuída com alta taxa de disponibilidade, o que tem impulsionado cada vez mais usuários a migrarem seus dados para a nuvem. No entanto, a grande quantidade de arquivos armazenada nestes sistemas dificulta a filtragem de conteudo relevante, demandando tempo e trabalho por parte do usuário na busca por arquivos com conteudo similar as suas preferências. Diante deste cenário, este artigo propõe um modelo para recomendação de arquivos para sistemas de armazenamento em nuvem, o objetivo é utilizar características da nuvem associadas a técnica de recomendação baseada em conteúdo, recomendar arquivos similares as preferências dos usuários e proporcionar a melhor utilização dos recursos do ambiente em nuvem.

SmartCluster: Utilizando Dados Públicos para Agrupar Cidades Inteligentes por Domínios:

Atualmente existem vários domínios e indicadores ao redor do mundo que servem para categorizar Cidades Inteligentes, entretanto, não há estudos suficientes sobre a comparação destas cidades no Brasil. As bases de dados públicos dispõem de dados sobre os mais variados indicadores e domínios, e esses dados precisam ser normalizados e agrupados para permitir uma comparação entre as cidades inteligentes brasileiras. Realizar uma análise baseada no agrupamento de similaridade de indicadores de cidades inteligentes pode trazer aos gestores municipais uma maior compreensão das possibilidades estratégicas de otimização de recursos.