image

Entre os dias 13 e 16 o estudante de doutorado Francisco Airton participou do 13th IEEE/ACM International Symposium on Cluster, Cloud and Grid Computing (CCGrid) na cidade de Delft na Holanda. O evento (patrocinado pela IEEE e ACM) é classificado como Qualis A1 de acordo com a CAPES, e na ocasião representando os autores Francisco Airton, Paulo Silveira, Vinicius Garcia, Fernando Trinta e Rodrigo Assad, apresentou o trabalho entitulado “Accounting Federated Clouds based on the JiTCloud Platform” que é parte dos resultados do seu mestrado.

image

Este artigo do tipo pôster foi apresentado em duas etapas, na primeira, uma sessão de “introdução” onde cada autor fez uma pequena apresentação sobre o trabalho no auditório principal a fim de motivar as pessoas a buscarem informações na sessão seguinte onde efetivamente o autor explicou detalhes sobre a pesquisa em um salão de exposição para os interessados.

Apresentação do tipo pôster é uma ótima oportunidade que permite uma interação mais pessoal e com menos restrição de tempo com as pessoas. No caso Francisco Airton pôde discutir detalhes do trabalho com pesquisadores de renome na área de computação na nuvem como o professor Rajkumar Buyya que o ajudou a identificar possíveis melhorias e soluções para a evolução do estudo. O artigo tratou da aplicação de um framework de tarifação de IaaS em uma plataforma de nuvens federadas chamada JiTCloud. Boa parte das perguntas focaram na adequação do framework a diferentes contextos ou provedores de serviço. Muitos questionaram sobre o projeto JiTCloud e sua similaridade com outras propostas como o Reservoir.

No primeiro dia do evento o estudante participou de um minicurso com o professor Rajkumar Buyya abordando o tema “Market-Oriented Cloud Computing” onde iniciou com os paradigmas da computação como utilidade, passando por aspectos mais comerciais da prestação de serviços nas nuvens e terminando com as principais características do gerenciamento de recursos computacionais em data centers se preocupando com riscos e monitoramento de Acordos de Nível de Serviços (SLA). Ele apresentou o software Aneka, um sistema para desenvolvimento e deploy de aplicações na nuvem (pública ou privada). No fim ele terminou defendendo a convergência dos paradigmas relacionados a nuvem buscando a cooperação de diferentes tipos de serviços e níveis de entrega.

image

Em relação às apresentações os trabalhos mais relacionados ao o que Francisco vêm pesquisando abordaram SLA’s (três em especial). O primeiro: “Towards QoS-Oriented SLA Guarantees for Online Cloud Services” **apresenta um modelo de nuvem chamado SLAaaS que permite uma integração sistemática dos níveis de QoS e SLA para a nuvem. Ele é ortogonal a outros modelos de nuvem, como SaaS ou PaaS e podem ser aplicadas a qualquer um deles; O segundo: “Negotiation-based Flexible SLA Establishment with SLA-oriented Resource Allocations in Cloud Computing” já era do seu conhecimento, quando Francisco encontrou o autor do artigo em uma outra conferência no ano passado (evento GCA), Seokho Son estuda a negociação automática de SLA utilizando agentes inteligentes que permite a economia na contratação de serviços e trata também da alocação de recursos em nuvem baseado em métricas monitoradas de SLA; O terceiro trabalho: “Automated SLA Negotiation Framework for Cloud Computing**” de autoria de Rajkumar Buyya trata do mesmo tema do anterior só que focado em SaaS.

Além de SLA outros trabalhos chamaram sua atenção. “Autoflex: Service Agnostic Auto-scaling Framework for IaaS Deployment Models” de autoria de Fábio Morais da UFCG em cooperação com a Hewlett-Packard (HP).  O trabalho desenvolvido propõe um framework para provisionamento automático de recursos não intrusivo, ou seja, que não necessita de informações específicas da aplicação, apenas informações de utilização de recursos no nível de máquina virtual. 

Para mais informações sobre o evento contacte Francisco Airton – http://cin.ufpe.br/~faps