Entre os dias 18 a 22 estive em Coimbra, Portugal, participando do 28th Symposium on Applied Computing (SAC 2013), evento classificado como qualis A1 de acordo com a CAPES, representando os autores (Welington M. da Silva, Gustavo H. R. P. Tomas, Vinicius C. Garcia, Alexandre Alvaro, Ricardo A. Afonso e Kelvin L. Dias) apresentando o paper Smart Cities Software Architectures: A Survey.

A track na qual participamos - Software Architecture: Theory, Technology, and Applications - foi realizada na quinta feira (21/03).

Os trabalhos foram subdividos em duas sessões, sendo que o nosso survey encaixou-se na sessão Arquiteturas de Software para Sistemas Complexos.

Os trabalhos foram permutados entre os [co]autores que fariam as apresentações, para que cada um liderasse as discussões de um trabalho.

A primeira apresentação tratava-se de boas práticas de desenvolvimento de software aplicadas à robotica,  na qual o autor explicava que é comum a construção de código priorizado prazo em detrimento à reuso, manutenção, etc. O trabalho propunha a utilização de um conjunto de práticas, associadas ao desenvolvimento orientado a modelo.

A apresentação seguinte foi do nosso trabalho. Apesar de ser um assunto pop hoje em dia, o conceito de cidades inteligentes e sua aplicabilidade à diferentes realidade foram as grandes dúvidas dos pesquisadores presentes. 

A seguir foi apresentado um framework para derivação de métodos de modelagem de arquiteturas para software de grande porte, outro trabalho que tratava da representação de metadados de conformidade com regras governamentais e de segurança.

Na segunda parte da track, foi apresentado um framework de gerenciamente de ciclo de vida de múltiplas linhas de produto e uma case de aplicação de SPL na construção de postais para serviços em supercomputing.

Um fato bastante notável nesta track, que pode ser considerado um diferencial, foi a associação academia-indústria. A grande maioria dos trabalhos foram validados em empresas, em cases reais.

Na sessão de posters, alguns dos trabalhos apresentados no Mobile Computing and Applications Track, possuiam um foco implícito em cidades inteligente, principalmente voltados para atuação de pessoas como sensores. Pude discutir alguns aspectos de privacidade envolvidas no trabalho Towards a Total Recall: An Activity Tracking and Recall Mechanisms for Mobile Devices, apresentado por Sangho Yi. Conversamos sobre pontos em comum entre os assuntos abordados em nossas pesquisas.

Esta foi minha primeira experiência em congresso internacional e acredito que o contato com pesquisadores de outros lugares, áreas, pontos de vista foi bastante enriquecedor para ampliar minha visão sobre o mundo acadêmico e, principalmente, sobre sua efetiva contribuição no desenvolvimento tecnológico a nível de indústria.

* Contribuição de Welington M. da Silva - wms4 (at) cin (dot) __ufpe (dot) br